Notcias & Comunicaes

"O papel primordial dos percursos exploratórios na Educação Ambiental–CMIA de Vila do Conde”

"O papel primordial dos percursos exploratórios na Educação Ambiental–CMIA de Vila do Conde”

Localizao: Santo António, Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe
Data: 18 a 21 Julho 2017

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde é um equipamento municipal com a coordenação científico-técnica do CIIMAR, perfeitamente localizado entre rio e o mar, não distando da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM) - a primeira reserva criada para fins ornitológicos da Europa.

Um dos principais objectivos do CMIA de Vila do Conde é a monitorização de descritores ambientais e consequentemente a divulgação dos valores, recursos e problemáticas ambientais.

Ao longo destes anos, o CMIA foi desenvolvendo inúmeras atividades das quais se destacam os percursos exploratórios, atividades que alcançam o maior sucesso entre os nossos visitantes. Estes percursos, permitem-nos dar a conhecer inúmeras espécies, assim como promover alterações de comportamento junto de diferentes faixas etárias que vão desde o pré-escolar até à idade adulta. A partir destes percursos, o Centro verificou um aumento de aderência por parte da população adulta da cidade no qual se insere e fora da comunidade escolar - o principal público alcançado.

No sentido da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, o CMIA desenvolveu diferentes percursos em três grandes áreas: a biodiversidade das poças de maré, a observação de aves e as singularidades da Paisagem Protegida Regional Litoral e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM). Através destes percursos, o CMIA tem servido o sistema formal de ensino bem como uma diversidade intergeracional de cidadãos interessados nestes diferentes temas que nos tem presenteado com as suas constantes inscrições.

Para multiplicar o alcance das nossas ações tem sido distribuídas no decorrer dos percursos, folhas de registo onde cada participante assinala as diferentes espécies que visualiza ao longo do trajecto, sendo descritas algumas curiosidades sobre as mesmas e consciencializando sobre as ameaças a que estão sujeitas a nível ambiental. Posteriormente, a equipa do CMIA submete os dados recolhidos na plataforma do BioDiversity4all – Biodiversidade para todos, tendo em conta os diversos grupos taxonómicos e espécies observadas.

 Estes percursos permitem que os cidadãos aumentem a sua consciência ambiental e literacia científica, ao abordar temas como: a importância da presença de diferentes habitats e sua correlação em áreas mosaico para a biodiversidade, identificação e classificação de diferentes espécies e a sua importância para o equilíbrio biofísico, o papel da ciência cidadã e de cada um de nós para a protecção deste património ambiental.

 No decorrer dos percursos exploratórios desenvolveu-se ainda um estudo relativo aos participantes, tendo sido os dados recolhidos através da resposta a um questionário no fim de cada intervenção aos indivíduos dos grupos experimentais e posteriormente analisado através do programa SPSS.

 

Palavras-chave: Percursos Exploratórios, Educação Ambiental, Biodiversidade, Ciência Cidadã e Literacia Científica. 

Downloads

Voltar para Comunicações Científicas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marqus S da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programao: Bizview