Notcias & Comunicaes

Workshop Bioinvasões num contexto de alterações climáticas globais: implicações para a saúde ambiental, animal e humana

Workshop Bioinvasões num contexto de alterações climáticas globais: implicações para a saúde ambiental, animal e humana

Localizao: Salão Nobre do ICBAS - Porto
Data: 27 Novembro 2013

Após o estágio curricular em 2013, do Dr. Ivo Santos, no âmbito da Licenciatura de Ecologia e Paisagismo, foi realizado um estudo de ocupação e cobertura do solo na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC-ROM), por forma a avaliar o impacto das três espécies invasoras que representam maior perigo para a paisagem protegida, recorrendo para isso a uma análise do então estado actual da reserva (2013) e do estado no ano 2000 da região.


O estudo observou um aumento da fragmentação da paisagem e um aumento significativo da ocupação da cobertura do solo por espécies invasoras, das quais se destaca a espécie Carpobrotus edulis (sendo o ecossistema dunar o mais impactado), e a espécies Cortaderia selloana (com impacto maior em terrenos intervencionados).
Dada a pertinência destes dados e a importância da cobertura dos solos para a biodiversidade, principalmente no que toca à alteração ou interrupção de corredores ecológicos, foi do interesse do CMIA publicar os resultados, participando com um poster no Congresso de Bioinvasões.

Downloads

Voltar para Comunicações Científicas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marqus S da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2022 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programao: Bizview