O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

À procura da nova energia

À procura da nova energia

Exposição Itinerante

A partir do século XVIII ocorreram grandes mudanças em termos energéticos. Ocorreu a revolução industrial e com ela começaram a surgir os problemas de poluição atmosférica em larga escala. Mais tarde iniciou-se a utilização do petróleo, fonte de energia mas também matéria-prima para muitos outros produtos.

Apesar da grande disponibilidade de recursos energéticos de fontes renováveis Portugal ainda não utiliza a sua potencialidade total. Recentemente cerca de 99% das nossas necessidades energéticas eram satisfeitas por uma única fonte: os combustíveis fósseis.

A escalada de preços relativamente ao petróleo e gás natural que se tem verificado, o aumento de gastos energéticos, a poluição e todas as suas consequências têm contribuído para que se verifique uma mudança de mentalidades e de necessidades.

A necessidade de impulsionar as energias alternativas, principalmente as renováveis, é cada vez maior.

As energias renováveis podem ser encaradas de forma multifacetada para além de combaterem as alterações climáticas, já que não produzem gases com efeito de estufa, irão contribuir para a segurança do aprovisionamento energético e ajudarão a limitar a crescente dependência comunitária da energia importada e ainda a fomentar o desenvolvimento tecnológico e criar novas oportunidades de postos de trabalho. Tendo já contribuído em 2006 com 18,1% no consumo total de energia primária.

Esta exposição procura demonstrar a importância da possível alteração de comportamentos face ao uso de recursos energéticos, mostrando as várias alternativas existentes de momento e perspetivas futuras.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview