O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Cursos de água de Vila do Conde

Cursos de água de Vila do Conde

Exposição Itinerante

Vila do Conde está situada junto à costa, na foz do rio Ave.

O concelho é atravessado pelo rio Ave no sentido Este-Oeste, que entra pela freguesia de Fornelo e Ferreiró, passa depois por Macieira da Maia, Bagunte, Tougues, Touguinha e Retorta, e desagua no mar entre as freguesias de Azurara (margem esquerda) e Vila do Conde (margem direita).

O rio Ave é bastante extenso e ao longo do seu percurso apresenta vários afluentes. No concelho de Vila do Conde os afluentes do rio Ave são o rio Este, que desagua na freguesia da Touguinha, e a ribeira da Varziela/Granja, que desagua junto ao estaleiro naval de Vila do Conde, na freguesia da Azurara.

Uma das ribeiras de maior importância no concelho de Vila do Conde é a ribeira de Silvares, que nasce na freguesia de Fajozes e desagua no mar, na praia do Mindelo. Uma outra, de menor importância, é a ribeira de Gândara que nasce e atravessa a freguesia de Vila Chã, desaguando no mar, na praia do Facho.

Destaca-se ainda o rio Onda, a sul do concelho, que estabelece fronteira entre Labruge e Lavra e desagua no mar, na praia de Labruge.

O forte crescimento demográfico e da indústria têxtil do concelho de Vila do Conde, sobretudo no vale do Ave no início do Século XX, contribuíram para a degradação da qualidade da água e o aumento da poluição do rio afetando com isso todos os ecossistemas ribeirinhos.

A requalificação destes cursos de água é atualmente uma prioridade, e através de empresas municipais e privadas, têm-se empreendido diversos projetos de redes de saneamento, Estações Elevatórias e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR´s) sobre todo o vale do Ave, com o intuito de minimizar os impactos da poluição e revitalizar os ecossistemas ribeirinhos.

Para além dos resultados do estudo de monitorização da qualidade da águas dos cursos de água de Vila do Conde, levado a cabo pelo CMIA, entre 2007/08, esta exposição carateriza os diferentes cursos de água de Vila do Conde, património, fauna e flora a estes associados. Disponibiliza, também, informação relativa à reabilitação de rios e ribeiras (técnicas para a gestão sustentável de linhas de água) e ao projeto do sistema municipal de saneamento de águas residuais do município.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview