Vem aprender connosco

O CMIA vai ¨¤s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Percurso Exploratório "Viagem entre marés"

Percurso Exploratório "Viagem entre marés"

Localização: Praias do concelho de Vila do Conde

O percurso tem como principal objetivo dar a conhecer a Zona intertidal - zona da costa que está sujeita às variações diárias dos níveis de maré. 

Durante a maré-cheia, os organismos do intertidal ficam cobertos pela água e ficam sujeitos a condições de temperatura de água constante e oxigénio dissolvido suficiente. Quando a maré desce, esses organismos ficam sujeitos a variações da temperatura do ar e aos efeitos das radiações solares. Os movimentos de subida e descida de maré têm como consequência a zonação. O tipo de exposição de uma praia vai determinar a biodiversidade que lá existe.

Para além de existirem organismos agarrados à superfície das rochas, eles estão presentes também nas fendas e buracos, onde se podem encontrar búzios, anémonas e caranguejos.

Serão ainda feitos pequenos apontamentos aos fatores de ameaça do litoral como a destruição de habitats, a presença de espécies invasoras e a existência de mitos e conceções alternativas relativas a alguns seres vivos, que serão esclarecidas.

 

DURAÇÃO APROXIMADA: 1h30

 

Público-alvo: 

            - Nível de Ensino: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

            - População em geral: Famílias, amigos, associações -  nível iniciado

 

NOTA: período de realização previsto - abril a outubro.

« Voltar para Oficinas nas escolas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview