Notícias & Comunicações

Microplásticos 2016 - 1º Congresso Português sobre Microplásticos: Contaminação Ambiental por Microplásticos e suas Implicações para a Saúde dos Ecossistemas, Animal e Humana

Microplásticos 2016 - 1º Congresso Português sobre Microplásticos: Contaminação Ambiental por Microplásticos e suas Implicações para a Saúde dos Ecossistemas, Animal e Humana

Localização: ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Data: 19 a 20 Dezembro 2016

Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2016, o CMIA de Vila do Conde participou no 1º Congresso Português sobre Microplásticos: Contaminação Ambiental por Microplásticos e suas Implicações para a Saúde dos Ecossistemas, Animal e Humana, no ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, com uma comunicação "Divulgar, educar e promover: plásticos a herança da humanidade?”.

No âmbito das nossas exposições, jogos lúdico-pedagógicos e atividades hands-on, temos persistentemente abordado as temáticas do lixo marinho, microplásticos e substâncias nocivas e perigosas (HNS). Através de atividades que alertam para estas problemáticas, procuramos divulgar comportamentos e soluções alternativas, desempenhando um importante papel na formação da consciência ambiental e literacia científica da comunidade.

No âmbito da exposição “Poluição dos Mares – A herança da Humanidade?" e “Faz da mudança a tua praia”, o CMIA divulgou campanhas internacionais de recusa do plástico, de modo a promover a mudança de atitude em relação ao de uso de objectos descartáveis, propondo alternativas como materiais feitos de bambu e sacos de reutilizáveis. Foram ainda divulgadas boas práticas nacionais e internacionais de corporações, festivais, entre outros, que têm tido sucesso na substituição e reutilização dos plásticos a nível empresarial.

No que toca à reciclagem o CMIA promove as práticas de jogos e atividades, dos quais destacamos o jogo “Vamos à pesca”, “Gincana da reciclagem”, “Vem limpar o teu oceano” e “Lixo marinho”.

As exposições realizadas pelo CMIA pretendem dar a conhecer a toda a população a problemática dos impactos imediatos e a longo prazo que ocorrem na zona costeira, onde se verificam crescimentos elevados da população e mudanças significativas na interface terra-mar.

A problemática da degradação dos plásticos, seus efeitos imediatos na vida marinha, e a sua reação com outros poluentes marinhos são explanadas profundamente nos nosso painéis, criando alerta e procurando sensibilizar os cidadãos para a melhoraria dos seus hábitos e da sua conduta, de modo a promover um ambiente que continue a perpetuar-se saudável para as gerações seguinte. 

Downloads

« Voltar para Comunicações Científicas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview