Notícias & Comunicações

Workshop Bioinvasões num contexto de alterações climáticas globais: implicações para a saúde ambiental, animal e humana

Workshop Bioinvasões num contexto de alterações climáticas globais: implicações para a saúde ambiental, animal e humana

Localização: Salão Nobre do ICBAS - Porto
Data: 27 Novembro 2013

Após o estágio curricular em 2013, do Dr. Ivo Santos, no âmbito da Licenciatura de Ecologia e Paisagismo, foi realizado um estudo de ocupação e cobertura do solo na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC-ROM), por forma a avaliar o impacto das três espécies invasoras que representam maior perigo para a paisagem protegida, recorrendo para isso a uma análise do então estado actual da reserva (2013) e do estado no ano 2000 da região.


O estudo observou um aumento da fragmentação da paisagem e um aumento significativo da ocupação da cobertura do solo por espécies invasoras, das quais se destaca a espécie Carpobrotus edulis (sendo o ecossistema dunar o mais impactado), e a espécies Cortaderia selloana (com impacto maior em terrenos intervencionados).
Dada a pertinência destes dados e a importância da cobertura dos solos para a biodiversidade, principalmente no que toca à alteração ou interrupção de corredores ecológicos, foi do interesse do CMIA publicar os resultados, participando com um poster no Congresso de Bioinvasões.

Downloads

« Voltar para Comunicações Científicas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview