O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Há pesca em Vila do Conde

Há pesca em Vila do Conde

Exposição Itinerante

Localizada na margem Norte da foz do rio Ave, Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca, zona balnear e turística, configurando um dos principais e mais procurados centros balneares do país, e um dos principais núcleos piscatórios nacionais.

A antiguidade e a importância do porto de Vila do Conde não são fáceis de situar no espaço temporal. As primeiras indicações, já no distante século IX, em documentos da Vila, referem uma atividade piscatória e salineira, sendo, porém, nos séculos XV e XVI que o porto atinge o seu apogeu com a construção de navios para os Descobrimentos. Presentemente, existe neste porto o maior e mais moderno estaleiro de construção e reparação naval de embarcações de pesca do nosso país.

O porto de Vila do Conde foi sempre um fator de progresso e de desenvolvimento económico para a cidade, sendo um importante centro de geração de emprego na região onde está inserido.

A exposição "Há pesca em Vila do Conde" aborda aspetos relacionados com a pesca marítima e a pesca fluvial em Vila do Conde, a origem da pesca e a seca do bacalhau, os estaleiros navais, as embarcações e as artes de pesca utilizadas pela comunidade piscatória Vila-condense, os seus trajes e as festividades religiosas, assim como informação acerca da Alfândega Régia, da Casa do Risco e das naus e caravelas construídas em Vila do Conde.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview