O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

O clima está a mudar, e tu?

O clima está a mudar, e tu?

Exposição Itinerante

As alterações climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, sendo já percetíveis nos padrões climáticos ocorridos durante a segunda metade do último século. As suas causas podem ser naturais (variações lentas na luminosidade do Sol ou nos parâmetros que definem a órbita da Terra em torno do Sol) e/ou antropogénicas (devido principalmente às alterações na composição da atmosfera).

Esta nova ameaça atua de forma direta, e por vezes irreversível, sobre as espécies e os ecossistemas e, sobretudo, de forma indireta, potenciando e agravando os efeitos de outros fatores de ameaça. Como consequência vão afetar a biodiversidade a diferentes níveis, por exemplo a distribuição, as taxas de extinção, os tempos de reprodução e a duração da estação de crescimento das plantas.

Os impactes das alterações climáticas são, assim, um novo desafio para a conservação da natureza.

Com o objetivo de alertar para o desaparecimento de milhares de espécies em todo o mundo, as Nações Unidas declararam 2010 como sendo o Ano Internacional da Biodiversidade.

Por outro lado, também os bens e serviços fornecidos ao Homem pelos ecossistemas são afetados, nomeadamente a manutenção do ciclo da água, o fornecimento de alimentos, água, medicamentos e matéria-prima, o controlo de cheias e a regulação do clima, e serviços culturais, entre outros.

A exposição "O clima está a mudar, e tu?", composta por 21 painéis, alerta para a problemática do efeito de estufa, das alterações climáticas e do impacto que estas estão a ter e terão nos diferentes ecossistemas, propondo também algumas medidas para as combatermos.

Todos podemos contribuir para minimizar as alterações climáticas, basta um pequeno gesto para fazer a diferença. E tu, já deste o primeiro passo?


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2018 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview