O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Fantasmas do Litoral Norte

Fantasmas do Litoral Norte

Localização: CMIA de Vila do Conde
Data: 16 Julho a 15 Novembro 2019
Horário: Dias úteis das 9h-13h e das 14h-16h30
Preço: Entrada gratuita

A relação entre a pesca e o ambiente é bem evidente. Como tal, a proteção dos ecossistemasmarinhos desempenham um papel fundamental na preservação da atividade haliêutica.

Equipamentos de pesca têm sido perdidos, abandonados ou descartados em todos os mares e oceanos desde sempre, tornando-se num instrumento de captura não controlável, dando origem a uma elevada taxa de mortalidade ao nível dos recursos, provocando o depauperamento tanto a nível económico como ecológico.

A exposição surge como resultado do projeto "Artes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas: contributos para a prevenção, atenuação, remediação e consciencialização de impactos no Litoral Norte", desenvolvido pela Câmara Municipal de Esposende, e cofinanciado pelo Programa Operacional de Pescas (PROMAR).

Outros parceiros deste projeto, a Esposende Ambiente, a Associação dos Pescadores Profissionais de Esposende, a Direção Geral da Autoridade Marítima, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Centro de Mergulho e Ecologia Marinha do Fórum Esposendense e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.

A exposição constitui um importante contributo para alargar conhecimentos e dar a conhecer e sensibilizar a população em geral para a problemática da Pesca Fantasma.

 

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2019 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview