O CMIA de Vila do Conde elabora novas exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio.

As exposições podem ser requisitadas por organismos de interesse público, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Radiações, elas andam aí.

Radiações, elas andam aí.

Exposição Itinerante

Durante muitos milhões de anos a radiação a que o nosso planeta esteve exposto provinha exclusivamente de fontes naturais, tais como radiações cósmicas e formações rochosas. No entanto, a compreensão dos processos envolvidos na libertação e propagação das radiações, potenciou a descoberta de inúmeras aplicações. Atualmente, apresentam uma utilização em áreas tão diversas como saúde, energia, armamento, comunicação, industria, etc.

Esta utilização generalizada trouxe também um conjunto de riscos e desafios acrescidos tanto para o ambiente como para a saúde humana. Recentemente, a sociedade civil despertou para o facto de que estamos expostos diariamente a várias fontes distintas de radiações. Em muitos casos, o desconhecimento relativamente ao risco para a saúde pública, tem gerado receio e alarmismo.

Deste modo, pretende-se com a presente exposição explorar este tópico nas suas diferentes vertentes. Através de 20 painéis serão abordados, de forma simples e acessível às várias faixas etárias, os conceitos básicos sobre as radiações, a sua aplicação e riscos associados, integrando também um conjunto de curiosidades sobre o tema. Estarão igualmente patentes um conjunto de equipamentos de uso quotidiano e científico representativos das diferentes formas de radiações.

Downloads


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview