Vem aprender connosco

O CMIA vai às escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Aprende a fazer gelatina a partir de algas

Aprende a fazer gelatina a partir de algas

Na Ásia Oriental as algas apresentam uma importância acentuada como alimento, constituindo um importante complemento alimentar em regiões onde a densidade populacional é elevadíssima e os recursos agrícolas são insuficientes. No Ocidente, apesar de já entrarem na confeção de alguns pratos, as algas são consideradas úteis principalmente pelas suas propriedades gelificantes, espessantes e emulsionantes. Contudo, para além da extração de ficocolóides, utilizados na indústria alimentar, preparação de tintas, cosméticos e indústria farmacêutica. A partir de diversos géneros de algas marinhas vermelhas (Gelidium e a Gracilaria, por ex.), consegue-se extrair o agar. As algas que contém o agar-agar são denominadas agarófitas.

O agar é um hidrocolóide que consiste numa mistura heterogénea de dois polissacarideos (agarose e agaropectina) que existem na parede das células. O agar é normalmente vendido sob a forma de pó ou como tiras de algas secas. Tem um aspeto esbranquiçado e semi-translúcido e pode ser usada como meio de cultura microbiana e nas indústrias alimentares de chocolate, pudins e gelados. 

Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de fazer gelatina a partir de algas e entender quais são as suas aplicações, bem como, o método de extração de agar e suas utilizações.

Público-alvo: 6 aos 12 anos

Downloads

« Voltar para Oficinas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2017 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview