Vem aprender connosco

O CMIA vai ¨¤s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Percurso Exploratório "Pé fora da duna"

Percurso Exploratório "Pé fora da duna"

As dunas são estruturas móveis resultantes da acumulação de areias transportadas pelo vento, nas quais as plantas têm um papel fundamental no seu processo de formação.

Constituem ecossistemas costeiros que estabelecem a transição entre os sistemas marinho e terrestre desempenhando também um papel importante como barreira natural de proteção à paisagem humanizada adjacente.

Algumas plantas, ao instalarem-se nas dunas, contribuem para a sua consolidação, e evitam o transporte de areias através do vento, para áreas de ocupação humana (estradas, campos agrícolas).

Para se adaptarem às condições adversas das zonas dunares (solo arenoso, pobre em água e nutrientes, elevada salinidade, permanente exposição ao sol e ventos frequentemente intensos), estas plantas adquirem características como: folhas de reduzidas dimensões, com forte cutícula, cilíndricas ou revoltadas, abertura dos estomas apenas à noite, etc.

Nesta atividade, os participantes percorrem a zona dunar onde caraterizam as dunas, identificam de espécies de flora dunar e qual a importância da flora dunar e suas adaptações.

 

Duração aproximada: 1h30

 

Público-alvo: 

            - Nível de Ensino: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

            - População em geral: Famílias, amigos, associações -  nível iniciado.

 

NOTA: período de realização previsto - abril a outubro.

Downloads

« Voltar para Oficinas nas escolas


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview