Vem aprender connosco

O CMIA vai ¨¤s escolas

Ajude-nos a melhorar o CMIA! Envie-nos as suas sugestões e comentários clicando aqui.

Fenómenos oceanográficos e migrações reprodutivas dos peixes: influência das variações cíclicas de pressão hidrostática

Fenómenos oceanográficos e migrações reprodutivas dos peixes: influência das variações cíclicas de pressão hidrostática

Localização: CMIA Vila do Conde
Data: 19 Abril 2013
Horário: 21h

O Professor Doutor João Coimbra, Professor Emérito da Universidade do Porto, é o orador convidado, que irá proferir a palestra de inauguração "Fenómenos oceanográficos e migrações reprodutivas dos peixes: influência das variações cíclicas de pressão hidrostática".

As migrações são um fenómeno muito comum nos peixes, mas a sua relação com as características hidrográficas não são ainda bem conhecidas.

Nas plataformas continentais, as correntes de maré têm sido consideradas um fator determinante para a definição das migrações dos peixes. Nas solhas, por exemplo, as migrações para a reprodução estão associadas a movimentos verticais na coluna de água correspondendo às duas marés diárias. Utilizando uma câmara hiperbárica de circuito aberto, patenteada pelo CIIMAR e pelo INEGI, foi possível demonstrar que em solhas estes movimentos verticais têm uma importância decisiva para o crescimento das gonadas, impedindo contudo a maturação final à qual só acontecerá nos locais de postura onde as correntes de maré deixam de exercer a sua ação, cessando os movimentos verticais.


Em oceano aberto, as correntes oceânicas são mais importantes na condução dos peixes a grandes distâncias para os locais de postura. Contudo, existem indicações de que o mesmo tipo de movimentos verticais durante a migração são comuns às várias espécies como é o caso das enguias, cujas migrações fascinaram os biólogos desde o princípio do século passado. Porém, parece também existir um efeito das correntes de maré junto dos locais de postura, geralmente situados em montanhas submarinas. Esta hipótese será apresentada através da conjugação dos locais de postura das enguias com dados sobre a velocidade das correntes.

Downloads

« Voltar para Palestras


CMIA de Vila do Conde
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
Telefone: +351 252 637 002
E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

©2024 CMIA Vila do Conde, Todos os direitos reservados. CMIA Vila do Conde é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview